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Os desafios do seu departamento de Marketing em 2024

27 de fevereiro de 2024

desafios enfrentados pelo time de marketing

O mundo dos negócios está em constante mudança, e as empresas que querem se manter competitivas precisam se adaptar rapidamente. Isso vale também para o marketing, que é uma área essencial para o sucesso de qualquer negócio.

No entanto, os times de marketing enfrentam desafios cada vez mais complexos no ambiente interno das organizações. A falta de alinhamento, a dificuldade de colaboração e a falta de recursos são alguns dos principais obstáculos que impedem o marketing de atingir a excelência.

Por exemplo:

  • Uma equipe de marketing que desenvolve uma campanha de marketing para aumentar as vendas, mas que não leva em conta os históricos de compras e os objetivos de satisfação do cliente;
  • O time de marketing que não consegue emplacar boas estratégias de ponta a ponta, envolvendo superficialmente o time de vendas e, a partir disso, as campanhas perdem força;
  • Um orçamento (ou budget, como o pessoal gosta de falar rsrsrs) que não destina bem os investimentos em cada frente de marketing (incluindo despesas de pessoal e de compra de espaços publicitários) necessários para operacionalizar todo o plano tático.

Esses desafios podem prejudicar o desempenho do marketing e impedir que as empresas alcancem objetivos importantes.

Aqui na suíte, oferecemos soluções completas e sob medida para cada cenário de desafios enfrentados pelos times de marketing, ajudando as empresas a:

  • Alinhar as atividades e demandas do time de marketing com os objetivos do negócio;
  • Facilitar a colaboração entre equipes-chave;
  • Aplicar ferramentas que apóiem na execução de tarefas.

Uma parceria com a gente pode ajudar sua empresa e seu time de marketing a superar os desafios internos e alcançar a excelência.

Desafios do time de Marketing:

  1. Alta demanda: 

A crescente demanda por campanhas inovadoras e a gestão de múltiplos canais podem sobrecarregar os times internos, comprometendo as entregas.

A inovação não é mais um diferencial e sim uma necessidade das marcas. Mas não pense em inovação como medidas mirabolantes e orçamentos exorbitantes de tecnologia. Pense sob a ótica de facilitar a vida do cliente e melhorar a percepção de valor da sua marca, simples assim.

Com o mercado saturado, campanhas inovadoras podem colaborar com ganhos de visibilidade. Mas essa demanda constante por inovação, pode sobrecarregar o time. Ele precisa acompanhar as tendências emergentes, desenvolver ideias criativas e implementar campanhas inovadoras.

Além disso, a gestão de múltiplos canais é outra fonte de sobrecarga de trabalho. As empresas agora têm a oportunidade de se conectar com seus clientes através de uma variedade de canais, incluindo mídias sociais, e-mail, newsletter, sites, apps e muito mais e, embora a “multicanalidade” possa aumentar a visibilidade da marca e melhorar a experiência do cliente, gerenciar múltiplos canais efetivamente requer tempo, esforço e recursos significativos.

  1. Atualização tecnológica: 

A transformação digital é um processo que permite às empresas se adaptarem a um ambiente competitivo e inovador. No entanto, essa transformação traz desafios significativos, como a mudança da cultura da empresa e a gestão de dados.

A tecnologia impacta como as empresas conduzem seus negócios e se relacionam com seus clientes. As tendências tecnológicas, como a Inteligência Artificial (IA), estão mudando a forma como as empresas se comunicam com seus clientes e constroem relacionamentos duradouros.

A implementação de novas tecnologias e a evolução das existentes são desafios constantes para as equipes de marketing. Além disso, a gestão eficaz de múltiplos canais de marketing digital requer o uso de diversas ferramentas avançadas. Essas ferramentas podem automatizar tarefas, acelerar rotinas, extrair conhecimento de grandes volumes de dados, organizar as ações da campanha e manter o planejamento em ordem.

Portanto, a atualização tecnológica é mais do que apenas uma batalha; é uma necessidade para as equipes de marketing que desejam otimizar suas estratégias e alcançar o sucesso na era digital.
Saiba mais sobre isso no link: https://www.zendesk.com.br/blog/impacto-transformacao-digital/

  1. Beber sempre da mesma fonte: 

A equipe interna está mergulhada em seu mercado de atuação, acompanhando seus concorrentes (que são do mesmo segmento) e isso faz com que ela se “esqueça” de olhar para iniciativas de outros segmentos, que podem ser adaptadas (inclusive como inovação) e gerar bons resultados.

É fácil entrar no “modo automático” e tentar usar coisas que já deram certo, porém o mercado não funciona assim, ele muda constantemente e as marcas precisam acompanhar esses movimentos (seguindo seus princípios e valores inegociáveis, sempre) para se manterem relevantes e lucrativas.

E a suíte?

Diante desses desafios, nascemos como a solução ideal para impulsionar o desempenho interno das equipes de marketing. Atuando com serviços sob medida para diversos cenários de negócios, temos:

  1. Especialistas experientes e qualificados: equipe experiente e pronta para assumir a carga de trabalho, colaborando com os times internos para que foquem em atividades mais estratégicas.
  2. Conhecimento de tecnologias que facilitam a vida: conhecimento de diversas ferramentas e tecnologias de automação de marketing, garantindo que a estratégia de negócio esteja sempre à frente no cenário digital.
  3. Integração perfeita: Uma abordagem integrada que unifica dados, insights e ideias do time interno com os que trazemos do mercado, proporcionando uma visão holística sobre soluções para os problemas de negócios e assim, aumentar exponecialmente a possibilidade de acertar nas ações e campanhas propostas.

O futuro do marketing é agora!

Quando a agilidade e a inovação são palavras de sobrevivência, as equipes internas de marketing precisam acompanhar o ritmo das mudanças. No entanto, os desafios da rotina podem dificultar uma atuação assertiva. A falta de alinhamento, a dificuldade de colaboração e a falta de recursos são alguns dos principais obstáculos que impedem as equipes de marketing de atingir a excelência. Esses desafios podem levar a campanhas ineficazes, perda de oportunidades de crescimento e até mesmo ao fracasso do negócio.

Sabia mais sobre nós em: https://nasuite.com.br/projetos/

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