Endomarketing – Respire Fundo no Setembro Amarelo
A saúde mental tornou-se um componente essencial de bem-estar no ambiente de trabalho. Ao abordar esses temas no plano de Endomakerting, a empresa contribui para a redução do estigma associado aos problemas de saúde mental e encoraja os funcionários a buscarem ajuda, sem medo de discriminação ou julgamento.
Durante o mês de setembro, em alinhamento com a campanha do Setembro Amarelo, desenvolvemos uma ação para promover a conscientização sobre saúde mental entre colaboradores, dentro do calendário anual de endomarketing, que desenvolvemos juntamente com o time de Gestão de Pessoas.
Uma das iniciativas adotadas foi a distribuição estratégica de cartazes com a frase principal “Respire Fundo” em áreas de circulação e locais de trabalho, nas quais as pessoas pudessem parar para ler e respirar por alguns segundos. O design minimalista, com textos pequenos exigia que os leitores se aproximassem bem da arte para conseguirem ler a mensagem.
Os cartazes foram concebidos na cor amarela vibrante e com uma tipografia simples e convidativa, destacando-se facilmente nos ambientes corporativos. A frase “Respire Fundo” foi escolhida não apenas pela sua simplicidade, mas também pelo seu poder de lembrar as pessoas da importância de pausar e cuidar da própria saúde mental, especialmente durante o ritmo frenético do expediente.
Os cartazes






O intuito era fazer com que os colaborares pausassem por alguns minutos para ler as mensagens, refletissem sobre si mesmos e, ao mesmo, tempo dessem atenção à esse tema tão importante na sociedadade e no mundo todo.
Além disso, como parte da ação, em parceria com a área de Pessoas, os funcionários foram incentivados a participarem voluntariamente de uma palestra com uma psicóloga sobre os sinais de alerta relacionados à depressão e ansiedade, em uma discussão acolhedora e sem julgamentos.



Esse trabalho é tão relevante quanto às iniciativas de marketing institucional para o mercado, porque o messaging de um posicionamento sempre deve começar de dentro para fora, através de conceitos fortes e bem trabalhados, fazendo com que a equipe vivencie os valores que a marca propõe para seus públicos externos.
Nós sabemos que os times de marketing acabam tendo pouco tempo para desenvolver um calendário estratégico de endomarketing, em função de demandas consideradas (erroneamente) mais relevantes para os negócios, incluindo a rotina de comunicação interna (coesa com a estratégia da marca), eventos de colaboradores, ações institucionais e até mesmo nas datas comemorativas, mas podemos te ajudar com essa demanda e fortalecer sua estratégia de marca para esse público, que é crucial para atingimento de resultados.
Fale com a suíte sobre sua demanda de Endomarketing!