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Tendências de Marketing 2024 e estratégias para o sucesso

14 de março de 2024

tendencias de marketing 2024

Antecipar-se às tendências de marketing é a chave para permanecer relevante, conquistar engajamento e impulsionar as vendas. Em 2024, as marcas enfrentam um cenário desafiador, mas também cheio de oportunidades. Vamos falar sobre 4 tendências para 2024 que estão redefinindo a conexão entre marcas e públicos, elevando o nível do marketing para novos horizontes.

Marketing Preditivo (entre as tendências de marketing mais relevantes)

Não se trata apenas de umas das tendências de marketing, mas sim da ERA do marketing preditivo, as empresas estão utilizando algoritmos avançados para decifrar padrões de comportamento do consumidor. Esses algoritmos, muitas vezes alimentados por Inteligência Artificial (IA), permitem que as empresas prevejam tendências e comportamentos do consumidor com maior precisão.

Ao personalizar estratégias com base nesses insights, as marcas não apenas atendem às expectativas que já existem, mas também antecipam desejos e criam conexões mais profundas com seus consumidores. Isso é possível graças à capacidade da IA de aprender a discernir algo através de padrões, identificar visualmente, falar diferentes línguas e até resolver problemas do tipo.

A personalização de estratégias de marketing com base em padrões de comportamento do consumidor é uma tendência que segue crescente em 2024. As empresas estão cada vez mais utilizando dados e algoritmos para analisar eventos passados e, com isso, prever acontecimentos futuros, como a mudança de comportamento dos clientes.

Essa abordagem permite que as marcas criem campanhas de marketing altamente personalizadas que atendem às necessidades individuais dos clientes e também agrupá-los em comunidades. Além disso, ao entender como o consumidor se comporta, as marcas podem desenvolver estratégias de marketing mais eficazes e influenciar o comportamento do consumidor (na fase de consideração de compra).

Leia um pouco mais sobre isso neste artigo do Sebrae Como entender consumidores e planejar estratégias mais inteligentes

Experiência Imersiva (tendência de marketing não tão nova assim)

A integração da realidade aumentada (AR) e a realidade virtual (VR) nas campanhas de marketing não são novidades, mas elas vêm ganhando novas abordagens e ainda podem proporcionar experiências envolventes e memoráveis. Essas tecnologias imersivas permitem que as empresas criem ambientes inéditos, ilusórios e até fantasiosos sobre os aspiracional da marca (além do que se espera na relação entre oferta e demanda) para a sua audiência, proporcionando uma experiência única e personalizada.

Ao transportar os consumidores para narrativas interativas e imersivas, as marcas criam laços emocionais que se traduzem em lealdade e engajamento duradouros. Isso é possível graças à capacidade da AR e VR de criar experiências que ativam diversos sentidos ao longo da jornada de experimentação, despertando, ao fim do processo, uma sensação de valor emocional e conexão profunda.

A experiência de imersão do cliente pode ser uma ferramenta poderosa

Sustentabilidade e Responsabilidade Social (nem deveria ser uma “tendência)

O foco crescente em iniciativas sustentáveis e responsabilidade social é mais do que uma contribuição para um mundo melhor, é uma estratégia eficaz para cativar os consumidores conscientes.

Ao assumir seu papel como parte de uma comunidade, que deve pensar em estratégias que reduzam os impactos ambientais causados pelo negócio, as marcas não apenas constroem uma imagem positiva, mas também estabelecem conexões emocionais que resultam em lealdade. Essa abordagem alinha os valores da marca com os do público, gerando uma comunidade engajada e promovendo a sustentabilidade.

Marketing de influência (continua em alta)

O marketing de influência, com colaborações autênticas, é uma estratégia em evolução. Com a crescente influência do comportamento digital na vida real (que antes era o inverso), passamos a aceitar e a reconhecer melhor conteúdos não tão produzidos, que mostram mais da realidade por trás das grandes produções.

Ao alinhar-se com influenciadores que compartilham os mesmos valores, as marcas constroem conexões genuínas, inspiram confiança no público e aumentam as vendas. Portanto, o marketing de influência continua sendo uma estratégia eficaz para marcas que buscam engajamento e crescimento.

Tendências podem ser transformadas em vantagens competitivas. Como você está navegando por essas que acabamos de citar? Se bateu dúvida, faça contato com a gente!

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